Derivados de milho são glúten free e ricos fibras e proteínas

Alimentos glúten free são livres de proteína glúten. O glúten está presente em alguns cereais como trigo, malte, cevada e aveia.  A dieta glúten free é bastante utilizada nos dias de hoje. Antes restrita aos que têm intolerância a essa proteína, ela passou a ser considerada uma opção para quem procura uma alimentação mais equilibrada.

Muitos nutricionistas defendem que ao evitar o glúten, proporcionamos uma melhora geral no funcionamento do corpo. Os nutrientes que antes encontravam a barreira inflamatória causada pelo excesso de glúten no intestino passam a ser mais bem absorvidos e as funções ficam mais completas.

 Milho é uma excelente opção para dietas glúten free

O milho não contém glúten. Devido a sua versatilidade de aplicação em inúmeros produtos alimentares, o milho é considerado uma excelente opção para substituir alimentos que possuem glúten. Alimentos preparados com milho e seus derivados, além de oferecer as características funcionais esperadas, são ricos em fibras e proteínas.

Fonte de carboidratos, o milho fornece energia, é rico em vitamina E e carotenoides que protegem a saúde dos olhos. A farinha de milho amarelo é indicada para bolos, cuscuz, farofa, pães, broas. Já a farinha de milho branca, com sabor e textura mais suave, pode ser usada para tortas e sobremesas. O amido de milho é comum em pratos que precisam ter a textura espessa, como mingaus e cremes.

A Milhão Alimentos, indústria de milho com 14 anos de mercado, especializada no fornecimento de ingredientes industriais derivados do grão, tem vários produtos que podem ser direcionados, por exemplo, em aplicações para a substituição do trigo. Em especial, a farinha pré-gelatinizada (FecoGelMix), que possui diferenciais tecnológicos, sendo aplicada na produção de massas, molhos, mingaus, produtos instantâneos, cervejas, dentre outros.