Você entende o conceito Non GMO e como ele está relacionado à alimentação e ao meio ambiente? A Milhão Ingredients é especialista nesse mercado e hoje vai te explicar um pouco de como esse conceito e como o uso do selo Non GMO é importante para o consumidor e consequentemente para o seu negócio.
O mercado da alimentação saudável
A alimentação saudável teve um crescimento significativo nos últimos anos e para isso foi necessária a disseminação de mais informações para desvendar mitos sobre alimentar-se bem e de forma sustentável.
Mas por que a sustentabilidade tem sido associada à alimentação? Isso porque não se trata apenas do uso final do alimento, na mesa do consumidor, mas também a forma como ele é produzido e como isso afeta nosso meio ambiente e sociedade.
Com essas novas preocupações a indústria de alimentos se adaptou para ser mais transparente para o consumidor, mostrando tanto a formulação do alimento, quanto as práticas usadas para produzi-lo. Assim surgiram os selos de qualidade e saudabilidade.
Um dos selos com aceitação e procura cada vez maior no mercado da alimentação saudável é o selo Non GMO.
O que é Non GMO?
Muitas mudanças na forma de produção de alimentos aconteceram nas últimas décadas no mundo inteiro. Uma delas foi o surgimento dos transgênicos. Os organismos geneticamente modificados (OGM) foram criados com a promessa de serem mais produtivos e rentáveis para o produtor.
Porém, o cultivo de transgênicos trouxe desvantagens para o meio ambiente e a preocupação com os efeitos do seu consumo para as pessoas, já que muitos estudos associam o surgimento de alergias e intolerâncias ao consumo excessivo de alimentos transgênicos.
O Non GMO é a sigla que representa os alimentos não transgênicos, ou seja, os que tem matérias-primas cultivadas de maneira convencional, sem o uso de organismos geneticamente modificados. Sendo assim, quando um alimento é declarado Non GMO, ou livre de transgênicos, quer dizer que em sua composição todos os ingredientes são naturais, convencionais.
O selo Non GMO
O aumento pela busca de alimentos saudáveis e sustentáveis, permitiu com que as indústrias de alimentos sejam cada vez mais transparentes, auxiliando os consumidores com selos nos rótulos dos alimentos. Esses selos indicam principalmente a não utilização de ingredientes prejudiciais à saúde ou não indicados para certas dietas.
Livre de glúten, livre de ovos, livre de soja, livre de colesterol, produto orgânico, produto vegano, são alguns dos selos utilizados, porém o selo Non GMO também vem ganhando força nesse mercado como uma marca de saudabilidade ao alimento.
A relevância de um alimento Non GMO vem sendo notável em várias pesquisas. Uma delas, feita pela Mintel, constatou que 47% dos consumidores dos Estados Unidos acreditam que alimentos Non GMO são mais saudáveis do que os transgênicos e que optam pelos alimentos com ingredientes convencionais na hora da compra.
Por que utilizar o selo no seu produto?
Usar ingredientes não transgênicos no alimento tem se tornado um grande diferencial e nada mais justo do que enaltecer essa escolha da sua empresa. As indústrias fornecedoras de ingredientes Non GMO, como a Milhão Ingredients, são certificadas para a produção desses produtos e recebem um selo reconhecido mundialmente para atestar essa qualidade.
Ainda é necessário ensinar os consumidores sobre o mercado de alimentação saudável, por isso a utilização de selos informativos nos rótulos dos alimentos garante que sua empresa ganhe pontos por transparência e se destaque nas gôndolas por oferecer uma opção saudável.
Se a sua empresa nunca usou os selos de saudabilidade você pode contar com a Milhão para te ajudar no processo. O importante é entender o quanto esse passo pode fazer a diferença no seu produto e consequentemente na escolha do consumidor.