Super safra no Brasil e boa oferta mundial forçam redução nos preços do milho

Acompanhe o mercado do milho – Junho 2017

Por Marsio Antônio*

Os mais recentes dados divulgados sobre a oferta e demanda de milho apontam para a manutenção de uma confortável disponibilidade mundial do grão neste ano de 2017, e uma provável mesma condição em 2018, o que pode ser observado no “gráfico 1”.Gráfico 1:Para o Brasil a situação não é diferente, e até o momento os dados apontam para boa oferta do cereal para este ano (Tabela 1) e também para o ciclo de 2018 (Gráfico 2). Na “tabela 1” podemos verificar as estimativas para 2017 apontadas pelos principais órgãos oficiais de análise.

Gráfico 1:Para o Brasil a situação não é diferente, e até o momento os dados apontam para boa oferta do cereal para este ano (Tabela 1) e também para o ciclo de 2018 (Gráfico 2). Na “tabela 1” podemos verificar as estimativas para 2017 apontadas pelos principais órgãos oficiais de análise.

Tabela 1:

Gráfico 2:

Este cenário de excelente disponibilidade tem feito com que as cotações do milho recuem forte nos últimos dias, tanto no Brasil como nos EUA. Com isso, os preços na BM&F para o contrato com vencimento em Setembro/2017, principal referência para “safrinha” brasileira desceram aos menores patamares registrados no ano, com uma baixa de 3,89% nos últimos nove dias.

Na CBOT (Bolsa de Chicago-EUA) o cenário não foi diferente e os preços para o contrato com vencimento em Setembro/2017 recuaram ainda mais, com uma queda de 6,27% nos últimos nove dias.

Para este ano será muito difícil ocorrer alguma recuperação nos níveis de preço, e qualquer mudança neste cenário dependerá necessariamente de um elevado volume nas exportações. Os volumes embarcados neste ano até o momento estão muito baixos, apesar de já ter ocorrido uma boa recuperação neste mês.

* Executivo do Agronegócio da Milhão Alimentos, responsável pela compra de grãos – comprasmilho@milhao.net /+55 62 99623-6639