O milho é um dos alimentos mais consumidos e um dos cereais mais antigos do mundo. Ele tem diversas variedades e várias formas de ser consumido. Uma delas é a maravilhosa pipoca.
Seja no cinema, no lanche da tarde ou para acompanhar uma série a pipoca nunca parecer ser a escolha errada e sempre salva o momento quando a fome vem.
Com a pandemia o hábito de consumo mudou consideravelmente. Com mais pessoas trabalhando de casa e com o aumento da ansiedade por ter de cumprir uma quarentena, os lanches práticos como a pipoca ajudaram a maioria a controlar a vontade de mastigar a cada momento. Por esse motivo uma pesquisa apontou o crescimento desse consumo e até mesmo o aumento da aquisição de pipoqueiras elétricas.
Esse é um tipo de alimento muito amado por todas as faixas etárias. Por isso, separamos cinco curiosidades sobre a pipoca, continue lendo o conteúdo para descobrir.
É integral
A pipoca é um alimento integral. Isso porque ao prepará-la você utiliza todo o conteúdo do grão. Não existe o beneficiamento do milho de pipoca como é feito com outros produtos de milho em que é necessária a retirada do gérmen (interior do grão) e do pericarpo (casca). Sendo assim ao consumir a pipoca você está aproveitando todos os benefícios do produto. Para se ter uma ideia da riqueza de nutrientes da pipoca é que uma porção desse alimento proporciona mais de 70% da quantidade diária de grãos integrais recomendada.
É saudável
A pipoca é uma rica fonte de nutrientes. Contém ácido fólico (vitamina B9) que é muito importante para mulheres em idade fértil e atua, de acordo com estudos, como protetor do coração. É rica também em antioxidades ou polifenóis, substância importante que atua contra os radicais livres. Contém também vitaminas como a tiamina, niacina e vitamina B6, que ajudam a converter os alimentos em energia para o nosso corpo.
A quantidade de antioxidantes na pipoca é tão grande que supera a de algumas frutas e verduras: uma porção de pipoca tem até 300 mg de antioxidantes, praticamente o dobro dos 160 mg das porções de frutas. Por fim sua casca tem uma alta concentração de fibra que auxilia no funcionamento do intestino.
É antiga
Pode até parecer um alimento jovem e descolado, mas a pipoca já estava entre nós a muitos séculos atrás. Não se tem uma data concreta, mas pesquisas apontam que ela já era consumida pelos índios das Américas bem antes da chegada de Cristóvão Colombo. Inclusive era também utilizada durante as cerimônias desse povo.
É mágica
Os astecas acreditavam que a explosão da pipoca era algo sobrenatural e que dentro da casca do milho existiam espíritos. Apesar dessa crença a explicação para essa explosão é até bem simples. O milho de pipoca contém uma quantidade de água em sua parte interna. Com o calor essa água evapora fazendo com que a casca do grão estoure e o amido e fibras presentes no interior do milho sejam liberadas se transformando em uma massa.
É pipoca? Sim, e pode ser feita sem o milho tradicional
É isso mesmo. A Milhão tem um ingrediente especial para a produção de pipoca de expansão, que também é feita com o milho, porém com o milho Flint. O processo é um tanto quanto diferente, mas tão saborosa e crocante quanto a tradicional pipoca. Quer saber mais desse processo? Confira o conteúdo completo aqui.
Soluções da Milhão para o mercado de pipoca
A Milhão é especializada na produção do milho de pipoca. O aumento da procura pelo nosso milho de pipoca butterfly demonstra que as empacotadoras estão preocupadas com a qualidade do produto que chega na mesa das famílias do Brasil e do mundo.
Com vantagens competitivas como o rigoroso processo de limpeza, classificação e seleção de grãos graúdos, duros e cristalinos, baixa umidade e elevada capacidade de expansão, as empresas ainda contam com o nosso selo GMO Free, que garante o milho de pipoca livre de transgênicos, fornecendo assim mais uma vantagem quando o assunto é saúde e segurança.
Com sal, manteiga, caramelo, chocolate, açúcar ou corantes, seja como for a pipoca é sim um dos lanches mais apetitosos e mais queridos do mundo todo.