Você sabia que 47% dos consumidores preferem alimentos Non GMO? É comum se deparar com olhares atentos nos rótulos buscando por alimentos mais saudáveis. E dentro desse mercado se destaca o segmento de snacks que suprem a busca desses consumidores sem abrir mão da praticidade e sabor.
Mercado de alimentos saudáveis
Uma pesquisa da Mintel realizada nos Estados Unidos constatou que 47% dos consumidores ouvidos concordam que alimentos Non GMO são mais saudáveis do que os transgênicos. Outra pesquisa realizada na China mostra que 42% de pais chineses de crianças até 3 anos acreditam que os produtos transgênicos não são nutritivos para os bebês.
Já a Nielsen realizou uma pesquisa que afirma que 30% dos entrevistados brasileiros declaram estar atentos aos ingredientes que compõem a formulação dos alimentos. Isso muda também a forma como as indústrias dispõe as informações nutricionais nas embalagens, adotando rótulos mais limpos visualmente e com informações mais claras.
As pesquisas indicam o aumento na busca de alimentos Non GMO e muitas indústrias de alimentos vêm garantindo o seu espaço nesse mercado crescente e consolidado. É o caso da Roots to Go, que buscou a Milhão Ingredients como fornecedora de ingredientes Non GMO para a sua produção de snacks “free from”.
O caso de sucesso da Roots to Go
Jonathan Grin, Diretor Comercial da Roots to Go, afirma que a carência dos consumidores na busca por alimentos gostosos e saudáveis para o dia-a-dia motivou a entrada da empresa no mercado de snacks saudáveis.
Segundo Grin, o mercado no Brasil ainda é recente, mas está em alto crescimento, por isso conseguem se desenvolver em diversas oportunidades de novos produtos no seguimento, inclusive com os produtos Non GMO, gluten free e até livre de agrotóxico.
O mercado free from consiste em alimentos livres de componentes que possam ser alérgicos, que causam desconfortos, que atrapalham o processo de emagrecimento e principalmente que não trazem benefícios nutricionais na refeição. Nesse segmento estão os alimentos livres de transgênicos, glúten, lactose, soja, ovos, entre outros.
“Os alimentos saudáveis Non GMO estão sendo muito bem recebidos pelos consumidores, por isso utilizamos o selo nas embalagens, como forma de ajudar o consumidor que ainda está em fase de aprendizado sobre a cultura dos alimentos mais saudáveis. Os atributos que caracterizam essa saudabilidade ainda precisam ser ensinados pelas marcas”, completa Grin.
Jonathan Grin – Diretor Comercial da Roots to Go
Os ingredientes da Milhão para snacks Non GMO
Acreditamos que o futuro é saudável e o mercado crescente dos snacks Non GMO comprova esse fato. Para a produção desses snacks oferecemos a linha de Grits de Milho Non GMO com granulometrias exatas para cada tipo de extrusora e coloração uniforme.
Outra opção para os snacks saudáveis são as pulses de ervilha, lentilha, grão-de-bico e feijão que apresentam alto de teor de fibras e proteínas, garantindo mais saudabilidade para o lanche, sem abrir mão da praticidade.
O que é Non GMO?
GMO é a sigla para Genetically Modified Organism, ou seja, a sigla Non GMO significa Sem Organismos Geneticamente Modificados. Esses organismos são conhecidos como os transgênicos, portanto quando um produto é Non GMO significa que ele é não transgênico. Essa sigla tem sido um dos selos de qualidade e saudabilidade aplicada aos alimentos, os classificando como um produto seguro para consumo de qualquer pessoa.
Porém, produtos livres de transgênicos ainda são a minoria nas gôndolas. A rastreabilidade no cultivo do milho não é prioridade para todas as indústrias. Para que isso seja de fato um valor defendido é preciso ter controle total do processo de produção, desde a escolha das sementes até a chegada do alimento na mesa do consumidor.
Outro fator é o fomento do milho Non GMO, que ainda é pequeno no Brasil. De toda a produção de milho de 2019, somente 16,63% foi convencional (Non GMO).