Tendências de Saudabilidade e Sustentabilidade: uma oportunidade para empresas se adaptarem ao novo consumidor

Nos últimos anos, o foco dos consumidores deixou de ser apenas “viver mais” para “viver melhor”. Com um olhar atento à saúde a longo prazo, 52% dos consumidores acreditam que serão mais saudáveis nos próximos cinco anos. Esse comportamento reflete o interesse crescente por alimentos saudáveis e práticas de consumo mais sustentáveis.

De acordo com a Euromonitor International, o mercado de alimentos saudável no Brasil está em expansão, com projeção de crescimento de 27% até 2025. Entre 2015 e 2020, os segmentos já haviam registrado alta de 33%. Este aumento foi catalisado, especialmente, por mudanças nos hábitos alimentares durante a pandemia, quando 47% dos brasileiros passaram a consumir mais alimentos saudáveis, e 67% afirmaram que planejam manter essa prática.

Além da busca pela saúde, os consumidores também exigem maior transparência das empresas. Produtos com selos de sustentabilidade se tornaram mais do que uma tendência — são uma exigência. Apenas no segundo trimestre de 2024, 5 milhões de produtos online foram identificados com certificações ambientais, abrangendo 11 setores e 25 países, segundo estudo feito pela Euromonitor.

Para as empresas, essa mudança representa desafios e oportunidades. A preferência por produtos saudáveis e sustentáveis pode impactar os níveis de demanda de alimentos ultraprocessados e seus ingredientes. Por outro lado, marcas que se adaptam a essa realidade, inovando na formulação de produtos com ingredientes naturais e certificados, terão maior competitividade em um mercado cada vez mais exigente.

As empresas que ignoram essas tendências correm o risco de perder relevância e mercado, enquanto aquelas que investem em produtos alinhados aos valores dos consumidores têm a chance de liderar essa nova era.